NOSSO PATRONO

Sousa da Silveira
(*1883 - +1967)

A Sociedade Sousa da Silveira foi fundada em Niterói no ano de 1982 por um grupo de discípulos do filólogo Álvaro Ferdinando de Sousa da Silveira, cujo nome se inscreve com especial destaque entre os pioneiros da renovação dos estudos, filológicos, lingüísticos e literários no Brasil, autor de ibras de fundamental importânxia nos domínios da Lingüística Portuguesa e da Crítica Textual..

Na primeira fase da sua existência teve como sede provisória a sala 502 do prédio do Instituto de Letras da Universidade Federal Fluminense, onde os seus fundadores atuavam como professores de diversas disciplinas dos cursos de graduação e de poá-graduação em Letras.

Fizeram parte da primeira diretoria os professores Maximiano de Carvalho e Silva (Presidente), Sílvio Elia, Gládstone Chaves de Melo e Jesus Belo Galvão (Vice-Presidentes), Evanildo Bechara (Secretário), Alvacyr Pedrinha (Tesoureiro).

Destinada a promover estudos e pesquisas nas áreas de cultura humanística, lingüística e filologia portuguesa e crítica textual, a SSS teve em mira em primeiro lugar a programação das comemorações do centenário de nascimento de Sousa da Silveira, em 11 de maio de 1983, e a mais ampla divulgação do seu legado literário.

Até configurar-se o local de instalação da Sociedade Sousa da Silveira em sua nova fase, ela funcionará apenas no espaço virtual da Internet, promovendo um intercâmbio de notícias e informações com os interessados, no Brasil e no estrangeiro que a ela queiram associar-se.

voltar

seguir